Misturas perigosas de produtos de limpeza
- Plantão Assessoria
- 8 de nov. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de jun. de 2023
Misturas de produtos de limpeza muitas vezes são feitas com o intuito de limpar melhor alguma área. Seguindo a lógica tida como normal, quanto mais produtos usarmos, mais limpa e cheirosa ficará a casa. Mas é aí que mora o erro e o perigo.

Algumas dessas misturas podem gerar um novo composto químico muito perigoso. Em alguns casos mais graves, é possível que as misturas de produtos de limpeza causem queimaduras e intoxicação respiratória, por exemplo.
A chamada “incompatibilidade entre produtos químicos” é a condição em que determinados produtos se tornam perigosos quando expostos em um mesmo local ou apenas armazenados próximos uns aos outros. Quando isso acontece, situações perigosas podem acontecer, como a geração de gases nocivos, calor excessivo, explosões ou reações violentas.
Confira 5 misturas de produtos de limpeza que você NÃO deve fazer:
Água sanitária e amônia
Vinagre e água sanitária
Álcool e água sanitária
Detergente e desentupidor de pia
Vinagre e bicarbonato de sódio.
Vale ressaltar a importância de se ler os rótulos dos produtos que levamos para casa. Por mais que saibamos quais misturas não fazer, muitas vezes não sabemos se tais produtos consumidos possuem as substâncias perigosas para as misturas. Siga as instruções e use a quantidade certa, da forma certa.
Comments