Descarte de Óleo é tema do DS dessa semana
- Plantão Assessoria
- 11 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
A Ferrovia Tereza Cristina utilizando-se da norma ISO 14001 trouxe na última quarta-feira (29) o tema de descarte correto do resíduo de óleo.O óleo é um componente altamente poluente, seja ele de cozinha, lubrificante ou de motor. Todos precisam de atenção redobrada quanto ao seu descarte. Isso porque ao deixar esses produtos em contato direto com o solo, o contamina e o torna infértil. O descarte do popular óleo de cozinha, por exemplo, em pias, ralo e vaso sanitário, atrai o aparecimento de baratas, ratos, contamina a água e entopem esgotos, encanamentos ou até o descarte no próprio lixo que contamina outros resíduos e novamente o solo.
Óleo de cozinha descarte correto:
1. Espere o óleo usado esfriar.
2. Deposite o material em uma embalagem PET, com o auxílio de um funil.
3. Deposite a garrafa em um dos postos de coleta disponíveis.
Pontos de coleta:
1. Empresa Tubarão Saneamento: Endereço: Rua Altamiro Guimarães, 685, Centro, Tubarão/SC
2. Fundação do Meio Ambiente de Tubarão: Endereço: Rua Antônio Borges, s/nº, no Parque Natural Municipal Marcelo Delpizzo Caneschi (antiga Clínica do Becker), Oficinas, Tubarão/SC
Óleo lubrificante:
Armazenar o óleo lubrificante é uma tarefa a ser desenvolvida prezando, em primeiro lugar, pela segurança. O resíduo usado deve ser armazenado em um lugar apropriado, sem que haja o risco de vazamentos ou mistura com substâncias que possam causar acidentes. Os locais destinados ao armazenamento de produtos químicos (óleos, graxas, desengraxantes etc.), devem estar devidamente identificados e protegidos por bacias ou bandejas de contenção, a fim de evitar a contaminação do solo e da água, em caso de derramamentos ou vazamentos.



Comentários