5 atitudes para combater as mudanças climáticas
- Plantão Assessoria
- 28 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de jun. de 2023
Confira as cinco dicas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), e participe da luta contra o aquecimento global:

1. Tenha uma dieta mais sustentável e diversificada
Uma vez por semana, tente comer uma refeição focada em leguminosas, como as lentilhas, os feijões, as ervilhas e grão de bico, no lugar de uma refeição à base de carne. Diversificando a sua alimentação, você poderá descobrir cereais “ancestrais”, como a quinoa. Existem, por exemplo, mais de 200 variedades de quinoa, adaptadas a diferentes tipos de clima.
2. Reduza o desperdício de comida
Por ano, um terço dos alimentos produzidos é desperdiçado. Isso quer dizer também que são desperdiçados os recursos — como água, mão de obra, transportes — usados na produção. Quando for ao mercado, compre apenas o que precisar, fazendo uma lista e estabelecendo as receitas e cardápios com antecedência, a fim de evitar as compras impulsivas. Também é possível aproveitar as sobras e restos, que podem ser facilmente jogados fora, mas também podem servir de ingredientes para outras receitas ou ser congelados para consumo futuro.
3. Use menos água
A água é o elemento fundamental da vida e, sem ela, não é possível produzir comida. Você pode reduzir o desperdício, tomando banhos mais curtos e fechando a torneira ao escovar os dentes.
4. Conserve os solos
Alguns resíduos domésticos são potencialmente perigosos e não devem nunca ser jogados fora numa lixeira comum. São itens como pilhas, tintas, celulares, remédios, produtos químicos, fertilizantes, cartuchos. Eles podem infiltrar o solo e acabar em reservas de água, contaminando recursos naturais que possibilitam a produção de comida.
5. Apoie os produtores locais
Comprando produtos locais, você ajuda os agricultores familiares e as pequenas empresas do lugar onde vive.
As escolhas feitas hoje são vitais para um futuro mais seguro.
Comments