O perigo da Fake News
- Plantão Assessoria
- 9 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
O termo Fake News ou, em português “notícias falsas”, são utilizadas para definir boatos, rumores ou notícias imprecisas publicadas, principalmente, na internet.
Elas podem aparecer em diferentes formatos, mas costumam seguir um padrão, com informações vagas, ou citando nomes de profissionais que não existem ou que tiveram os dados violados. O conteúdo normalmente conta com fala exagerada e soluções milagrosas. As Fake News estão cada vez mais refinadas, até simulando as características de jornais, para validar aquilo que é dito, engando você.

Perceba, por exemplo, o frequente uso de títulos com “Cientistas comprovam” ou “Estudo afirma”, sem citar nomes de cientistas, testes realizados, dados obtidos ou qualquer detalhamento sobre o caso. Em algumas notícias falsas a invenção de nomes e de estatísticas pode enganar o seu senso crítico. Por isso, é sempre importante verificar o que é dito.
Muitas vezes, um mesmo conteúdo pode ser compartilhado em épocas e contextos diferentes com o objetivo de provocar emoção e/ou favorecer algum lado de uma discussão. Em vídeos e imagens esse problema é ainda mais frequente.
Pense que com uma informação incorreta seus amigos e familiares podem fazer um diagnóstico inadequado, ingerir substâncias danosas ou tomar outras atitudes imprudentes que prejudicam a saúde mental e física deles e de outras pessoas.
Veja o que fazer para identificar as Fake News:
Avalie a fonte, o site, o autor do conteúdo: muitos sites publicadores de fake News têm nomes parecidos com endereços de sites de notícias. Portanto, avalie o endereço e verifique se o site é confiável.
Avalie a estrutura do texto: sites que divulgam Fake News costumam apresentar erros de português, de formatação, letras em caixa alta e uso exagerado de pontuação.
Preste atenção na data da publicação: veja se a notícia ainda é relevante e está atualizada.
Leia mais que só o título e o subtítulo: leia a notícia até o fim. Muitas vezes, o título e o subtítulo não condizem com o texto.
Pesquise em outros sites de conteúdo: duvide se você receber uma notícia bombástica que não esteja em outros sites de notícia.
Veja se não se trata de site de piadas: alguns sites de humor usam da ironia para fazer piada.
Só compartilhe após checar se a informação é correta: não compartilhe conteúdo por impulso. Você é responsável pelo o que você compartilha.
Comments