Março Lilás: mês de prevenção ao câncer de colo do útero
- Plantão Assessoria
- 21 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de jun. de 2023
Março é um mês importante para as mulheres não só pelo Dia Internacional da Mulher e tudo que a data representa, mas também por ser o mês de alerta para a prevenção do câncer de colo do útero. A campanha busca conscientizar sobre a prevenção e os riscos dessa doença.
Alguns fatores que podem favorecer o desenvolvimento do câncer do colo do útero, são as ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), o tabagismo e a utilização prolongada de anticoncepcionais.
É importante ficar em alerta e procurar assistência médica ao surgimento dos seguintes sinais:

Dor abdominal associada a problemas intestinais e urinários;
Sangramento vaginal;
Sangramento após relação sexual;
Secreções vaginais anormais;
Perda de peso sem motivo aparente;
Náuseas.
Como prevenir o câncer do colo do útero?
A principal forma de prevenir o câncer de colo do útero é realizando o exame preventivo papanicolau, que é simples, dura poucos minutos e ajuda a identificar a infecções que possam levar ao desenvolvimento do câncer cervical. Esse exame deve ser feito de 3 em 3 anos, por todas as mulheres com idades acima de 25 anos. A frequência recomendada entre exames pode ser menor quando a mulher possui fatores de risco para a doença.
Outra forma de prevenção é a vacina contra o vírus HPV. No entanto, é importante reforçar que esta não dispensa a necessidade dos exames, pois não protege a mulher de todos os tipos de vírus do HPV. Ademais, o uso de preservativos também deve ser uma medida preventiva contra a infecção por HPV, ajudando a prevenir também outras doenças sexualmente transmissíveis.
Apesar de ser uma doença grave, quando o diagnóstico é precoce, as chances de cura do câncer de colo do útero são grandes. Com os exames realizados de forma periódica, é possível identificar a doença ainda em fase inicial, melhorando as chances de sucesso no tratamento.
Comments