top of page

FTC participa de encontro de ferrovias

  • Foto do escritor: Plantão Assessoria
    Plantão Assessoria
  • 23 de ago. de 2021
  • 2 min de leitura

Com o objetivo da divulgação e do debate de trabalhos técnicos e científicos desenvolvidos na indústria ferroviária e no meio acadêmico, o VI Encontro ANTF de Ferrovias, pela primeira vez em formato 100% virtual, aconteceu nos dias 18 e 19 de agosto, organizado pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) e pelas associadas FTC, FTL, MRS, Rumo, TLSA, Vale e VLI.


O Diretor de Operações da FTC, Luis Mário Novochadlo, participou da abertura do evento, comentando sobre a operação e evolução da FTC desde 1997, quando iniciava a operação da Ferrovia Tereza Cristina S/A, por meio de um contrato de concessão com o Governo Federal, para assumir o modal ferroviário da malha Sul catarinense. "A Ferrovia investiu na ampliação da malha, reduziu o número de acidentes, de Passagens em Nível e cruzamentos irregulares, passou a usar biodiesel nas locomotivas, melhorou a via permanente, investiu em responsabilidade socioambiental, saúde e segurança ocupacional e operacional", comentou Luis Mário.


Já no segundo dia do evento, foi apresentado um Panorama do Setor Ferroviário com os Dirigentes das Ferrovias e o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.


O Presidente do Conselho Diretor da ANTF e Diretor-Presidente da FTC, Benony Schmitz, destacou que “O VI Encontro ANTF de Ferrovias não poderia ser realizado em momento melhor para o setor ferroviário. As renovações, antecipações e pedidos de prorrogação de concessão, como é o caso da FTC, permitirão bilhões de reais em investimentos para o país. Mais de 1,2 mil pessoas (maior número da história do evento) se inscreveram para e mais de 280 trabalhos técnicos foram enviados, sendo 160 selecionados e 70 gravados, em busca do aumento da segurança e da produção com eficiência”.


Para concluir o panorama, o Ministro Tarcísio falou sobre o momento do setor e agradeceu à ANTF e concessionárias. “O governo atual colocou o setor como prioridade na matriz de transporte, se baseando em 3 pilares: concessões, renovações antecipadas e a aposta nas autorizações ferroviárias. Agora em setembro vai ser um mês especial que estamos batizando de “setembro ferroviário”, com a assinatura do contratos e concessões, além da esperança do novo marco regulatório. Todo o investimento que está sendo feito na busca de automação e tecnologia, está proporcionando uma operação cada vez mais barata e segura, tornando o setor ainda mais competitivo. Criamos um ambiente de saudável discussão e um esforço por mais ferrovias. Em um evento como esse, me cabe parabenizar todas as ferrovias e a ANTF por suas colaborações junto ao Ministério da Infraestrutura", concluiu Tarcísio.



Comentários


CONEXÃO FTC

Canal de comunicação interna exclusivo para os colaboradores da Ferrovia Tereza Cristina e profissionais de empresas parceiras.

ACOMPANHE

NOSSAS MÍDIAS DIGITAIS

  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
bottom of page