Dicas para trabalhar com mais segurança
- Plantão Assessoria
- 22 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de jun. de 2023
Todo trabalhador tem consciência da existência de inúmeras normas e equipamentos de segurança, mas existem recomendações que ajudam ainda mais a proteger a saúde do trabalhador. Confira algumas delas!

1. Preste atenção ao seu entorno
Quinas, fendas, grades, fios, etc. Tudo pode ser foco de acidentes se o profissional não estiver atento. Antes de iniciar um trabalho, esteja atento a potencias fontes de acidentes no entorno de seu ambiente de trabalho.
2. Fique atento à postura corporal
Ao utilizar o maquinário, siga as normas de ergonomia recomendadas. Realize o trabalho com o corpo posicionado de forma confortável para evitar problemas crônicos.
3. Faça intervalos regulares
Isso é útil em todas as funções. Esforço repetitivo é fonte de problemas de ligamento e/ou musculares. Caso o ambiente de trabalho seja periculoso, esta dica é ainda mais importante.
4. Utilize as ferramentas e o maquinário da forma correta
Além de utilizar cada ferramenta para seu devido fim, evite improvisar. Caso isso ocorra, o resultado do serviço pode não ser o esperado e ainda acidentes podem ocorrer.
5. Não subestime os EPIs
Em sua grande maioria, EPIs não foram feitos para serem bonitos, mas sim para serem úteis. Siga as regras e normas para manter sua segurança, a de seus colegas de trabalho e dos bens da empresa.
6. Reporte condições não seguras a seu supervisor
Nem sempre tudo ocorre como esperado. Quando situações extraordinárias ocorrerem, comunique imediatamente o seu supervisor para saber como proceder.
7. Comunique-se rapidamente
Isso é fundamental para serviços em locais mais afastados ou que estejam conectados a outras áreas críticas. Com comunicação rápida, é possível evitar que o dano se alastre.
8. Respeite as proteções das máquinas
Muitas vezes as proteções atrapalham, mas elas estão lá por algum motivo, seja para não permitir a manipulação, seja para evitar que ferramentas ou qualquer outro objeto caiam naquele local.
9. Não use acessórios que não façam parte do uniforme
Esta é uma dica tradicional, mas ainda é comum o uso de anéis e colares nos mais diversos setores, o que acaba sendo um erro que pode prejudicar a segurança. Atente-se também para o uso de luvas.
Essas são algumas dicas de segurança no trabalho que já evitam problemas desnecessários durante a execução de serviços. A dica final é ficar atento às normas e seguir as ordens dos seus superiores e da CIPA.
Comments