top of page

Dicas não tão conhecidas sobre segurança no trânsito

  • Foto do escritor: Plantão Assessoria
    Plantão Assessoria
  • 18 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

Todo motorista conhece as dicas de segurança no trânsito mais básicas, como manter distância dos outros veículos ou não falar ao celular enquanto estiver dirigindo.

Apesar de serem conhecimentos importantes para ajudar a garantir a segurança ao volante, muitas acabam sendo completamente esquecidas no dia a dia.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas não tão conhecidas, para você se atentar a partir de agora. Confira:

  • Encontre a posição certa no banco A posição ideal faz com que a coluna se apoie no encosto por completo, com a altura do banco permitindo que os pedais sejam acionados sem esforço. Assim, como os braços posicionados no volante, as pernas devem ficar ligeiramente dobradas. Membros muito esticados podem causar desconforto e se tornar um risco para a segurança no trânsito.


  • Ajuste os retrovisores para evitar pontos cegos Os espelhos das portas devem ser posicionados de modo que a lateral do carro não fique visível. Já o retrovisor interno tem que contemplar todo o vidro traseiro, para que não seja necessário fazer muitos movimentos com a cabeça.

  • Use apenas luz baixa em caso de neblina Como a neblina é extremamente prejudicial para a visibilidade no trânsito, há quem pense que a solução, nessa hora, é aumentar as luzes do farol. Mas não é bem por aí! Na verdade, a luz alta reflete nos flocos de água, formando uma imensa parede branca à frente, o que dificulta ainda mais a visibilidade. Dirija devagar e evite qualquer movimento que possa confundir outros motoristas, como uma ultrapassagem ou o uso do pisca-alerta.

  • Esqueça o freio se o pneu estourar Ao sinal de qualquer problema, o primeiro instinto da maioria dos motoristas é colocar o pé no freio, não é mesmo? Contudo, caso um de seus pneus estoure com o veículo em movimento, essa certamente não é a melhor opção. Frear abruptamente em momentos assim pode fazer com que o carro rode ou até mesmo capote! Para contornar essa situação, portanto, o melhor a fazer é manter a calma, restabelecer o controle do veículo e reduzir gradualmente a velocidade. Dessa forma, você consegue sinalizar aos outros motoristas para chegar com segurança ao acostamento ou a outro local menos movimentado.

  • Invista na direção defensiva Os principais conceitos da direção defensiva são: Preze pela segurança; Esteja preparado; Respeite as normas; Mantenha a calma; Faça a manutenção do carro.

  • Certifique-se de que há combustível suficiente Para alguns motoristas, é um hábito abastecer o veículo somente quando o ponteiro do mostrador de combustível está na reserva. No entanto, essa atitude não é correta, visto que o seu veículo pode sofrer uma pane seca, podendo causar um acidente.

  • Saiba o que fazer em situações adversas Para evitar a aquaplanagem, é importante realizar a manutenção corretiva e preventiva, ou seja, verificar se os pneus estão calibrados e se a pressão deles está correta. Além disso, ao avistar água na via ou em momentos de chuva, é importante diminuir a velocidade, visto que a alta velocidade torna a direção menos estável. Para evitar acidentes quando o clima está proporcionando riscos, deve-se diminuir a velocidade ou mesmo parar o carro até que a situação melhore.


Comentários


CONEXÃO FTC

Canal de comunicação interna exclusivo para os colaboradores da Ferrovia Tereza Cristina e profissionais de empresas parceiras.

ACOMPANHE

NOSSAS MÍDIAS DIGITAIS

  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
bottom of page