As principais causas de acidentes no trabalho
- Plantão Assessoria
- 1 de ago. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 22 de jun. de 2023
1. Cansaço
A fadiga é responsável por muitos acidentes de trabalho e precisa ser acompanhada de perto. Não basta o utilizar corretamente o EPI (Equipamento de Proteção Individual), mesmo que ele esteja em boas condições, se o nível de atenção às tarefas estiver abaixo do esperado.

2. Repetições
Além de traumas e acidentes mais pontuais, as repetições também são grandes vilãs. Elas podem causar sérios danos à saúde pelo desgaste físico.
3. Materiais perigosos
Alguns tipos de materiais usados nas empresas podem ser extremamente danosos à saúde e, se não forem respeitadas as formas de uso, transporte e armazenamento, eles acabam sendo fonte de muitos acidentes.
4. Estresse
Assim como no caso do cansaço, o estresse afeta a concentração e o aspecto emocional do trabalhador, causando distrações nos detalhes do ambiente de trabalho.
5. Escorregões
A não ser que se trate de escorregões em lugares altos ou perto de máquinas mais perigosas, como aquelas que têm pontas, partes quentes ou serras, os escorregões não costumam ser levados muito a sério, o que é um gravíssimo erro.
6. Não utilizar o EPI adequado
Quanto ao uso do EPI, não utilizar o Equipamento de Proteção Individual pode acabar ocasionando acidentes de trabalho.
Como você pôde notar, ao saber um pouco mais sobre as principais causas de acidente de trabalho, será mais fácil se prevenir para evitar que eles ocorram.
Comments