Depois da vacina: saiba o que muda
- Plantão Assessoria
- 23 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
A vacinação minimiza as chances de casos graves, mas ainda é possível transmitir o vírus (até em casos assintomáticos). Por isso, é importante lembrar que o uso de máscara e o distanciamento social continuam sendo medidas necessárias.

Entre aqueles que já foram imunizados, os sintomas mais comuns de uma infecção podem ser dor de cabeça e garganta, espirros, coriza e a perda de olfato.
Mesmo que uma pessoa já esteja vacinada com as duas doses, é preciso fazer um teste de COVID-19 caso tenha algum sintoma, minimizando as chances de transmissão. É importante ter consciência de que a população imunizada pode continuar transmitindo o vírus.
Estou vacinado com duas doses ou dose única, posso me encontrar com pessoas também totalmente imunizadas?
Sim, mas as máscaras, o distanciamento e a boa ventilação não podem ser esquecidos. A chegada de novas variantes, como a delta, fez crescer as chances de surgimento de novas infecções em quem já teve a doença ou até já foi vacinado.
O que muda nas medidas de proteção depois da segunda dose? Com a aplicação da segunda dose, podemos acompanhar a redução no número de casos e mortes. Mas com relação aos cuidados, nada deve mudar. Mantenha o distanciamento, fique em casa se puder, faça o uso constante de álcool gel 70%, use máscaras quando estiver em locais públicos e evite aglomerações.
Quando vamos deixar de usar máscaras? Quando a maior parte da população estiver completamente imunizada e os dados mostrarem diminuição da transmissão do vírus. Além disso, é preciso aguardar os estudos que vão indicar se doses de reforço serão necessárias. E ainda assim é preciso aguardar as orientações de órgãos competentes, que serão repassadas pela empresa.
Comments