Conheça os diferentes tipos de capacetes
- Plantão Assessoria
- 31 de jan. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 22 de jun. de 2023
Para proteger a cabeça contra impactos causados por choques mecânicos, quedas ou projeções de objetos, os EPIs recomendados são os capacetes. Eles impedem que ocorram traumatismos, ferimentos e outros tipos de lesões, até mesmo fatais. Esses equipamentos são confeccionados com material sintético resistente ao impacto.
A escolha depende do tipo de atividade exercida pelo trabalhador. Entenda as peculiaridades de cada um deles.
Capacete com aba frontal
Esse tipo de capacete é para uso geral e tem por finalidade a proteção do crânio contra choques elétricos e a diminuição de impactos externos sobre a cabeça. Por esse motivo, ele é muito utilizado por pessoas que trabalham em construções civis — fundamental para proteção em caso de quedas de tijolos, pedras e madeiras suspensas.
Eles devem ser sempre usados com a aba virada para frente, já que esse elemento também ajuda a proteger os olhos em caso de impactos de objetos. Os capacetes de aba frontal também são utilizados para trabalhos em altura, como alpinismo, resgate, espeleologia ou atividades em ambientes florestais.
Capacete com aba total
Normalmente, é utilizado para a proteção contra queimaduras elétricas e agentes meteorológicos. Essas abas servem para impedir que cabos elétricos desencapados encostem no rosto do trabalhador. Caso isso aconteça, pode levar a queimaduras ou lesões mais graves.
Capacete com aba frontal e viseira
Tem por finalidade proteger a cabeça e a face. Assim, é especialmente utilizado em locais onde há risco de explosões, com a consequente projeção de partículas, além de ambientes onde há temperaturas altas ou no manuseio de equipamentos que produzem faíscas, dependendo do modelo do capacete. Portanto, também minimizam o risco de queimaduras.

Comments