Conheça as siglas mais importantes da segurança do trabalho
- Plantão Assessoria
- 7 de nov. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de jun. de 2023
A segurança do trabalho é um conjunto de ações e medidas adotadas com o objetivo de minimizar os acidentes e doenças ocupacionais, proporcionando proteção e integridade ao trabalhador.

Confira algumas das siglas mais importantes da segurança do trabalho e seus significados:
1. NRs (Normas Regulamentadoras)
Trata-se de uma série de regulamentos e requisitos relacionados à segurança e à medicina do trabalho. As NRs são obrigatórias para empresas privadas e públicas, bem como para órgãos governamentais que empreguem profissionais regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
2. CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)
A CIPA, trata-se de uma comissão paritária, formada por representantes dos colaboradores (eleitos por voto secreto) e dos empregadores (nomeados pelo empregador), que atua na promoção da saúde e da segurança de todas as pessoas que trabalham e circulam nas dependências da empresa.
3. AET (Análise Ergonômica do Trabalho)
A AET permite observar, identificar, rastrear e avaliar corretamente os procedimentos e equipamentos utilizados pelos colaboradores no local de trabalho.
4. EPI (Equipamento de Proteção Individual)
Estabelecido pela NR 6, EPI é todo produto ou acessório de uso individual que tem como função tentar garantir a proteção contra acidentes capazes de impactar a segurança e a saúde do colaborador no ambiente de trabalho. Alguns exemplos são luvas, botas, óculos, capacete, entre outros.
5. EPC (Equipamento de Proteção Coletiva)
EPCs podem ser itens fixos ou móveis, inseridos no ambiente de trabalho para a segurança coletiva de toda a organização. Entre os principais equipamentos temos cones, fitas, alarmes, etc.
6. SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho)
A SIPAT é uma semana em que a empresa se dedica a fazer eventos para a prevenção de acidentes de trabalho.
Comments