Abril Marrom: prevenção, combate e reabilitação aos diversos tipos de cegueira
- Plantão Assessoria
- 18 de abr. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 22 de jun. de 2023
A campanha Abril Marrom chama atenção para a prevenção e combate à cegueira. As principais causas da cegueira em adultos são a catarata, o glaucoma, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e o diabetes.

A maioria das doenças oculares pode ser prevenida com consultas regulares ao oftalmologista. Além disso, você também pode tomar outros cuidados com os olhos:
Modere o uso de aparelhos eletrônicos
A luz emitida pelo smartphone, computador, televisão e outros eletrônicos faz com que você pisque menos. Dessa forma, os olhos ficam mais ressecados, com menos mobilidade e mais sujeitos a infecções, cansaço visual e síndrome do olho seco.
Não use colírio sem indicação
Esse ato pode fazer um problema simples se agravar, tornando-se até mesmo irreversível. Por isso, ao sentir qualquer desconforto, procure a ajuda de um oftalmologista para saber qual é a melhor forma de tratá-lo.
Procure não coçar os olhos
Fazer isso, principalmente com as mãos sujas, pode causar problemas oculares que vão desde lesões até doenças infecciosas, como a conjuntivite.
Abandone hábitos prejudiciais
O tabagismo pode impedir a circulação de sangue e nutrientes até a retina e acelera a degeneração das estruturas oculares devido aos radicais livres. Além do cigarro, o álcool também prejudica a visão ao reduzir o seu contraste, podendo prejudicar o nervo óptico e causar cegueira.
Consulte seu oftalmologista regularmente
Mesmo que não esteja com o olho irritado ou qualquer outro problema ocular, é necessário visitar o oftalmologista ao menos uma vez por ano, ou a cada seis meses, caso já tenha algum problema existente. Isso garante que qualquer problema seja identificado rapidamente, podendo ser tratado de maneira eficaz.
Comments