5 exemplos de acidentes de trabalho e como evitá-los
- Plantão Assessoria
- 21 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de jun. de 2023
O risco de acidentes diminui bastante com práticas para preveni-los, como utilizar os equipamentos corretos, por exemplo. Confira 5 tipos de acidentes que podem ocorrer no ambiente de trabalho e o que fazer para evitá-los.

1. Quedas
É importante manter todo o espaço de trabalho organizado e limpo, sem líquidos no chão ou superfícies escorregadias, além de ter todas as vias de acesso e circulação desobstruídas para evitar tropeços e outros contratempos.
2. Lesões por esforço repetitivo
Para prevenir esse problema é primordial fazer pausas para descanso durante a jornada de trabalho, principalmente quem realizam os mesmos movimentos durante todo o dia.
3. Queimaduras
Ao contrário do que muita gente pensa, as queimaduras não consistem em meros resultados da exposição ao fogo ou a altas temperaturas. Produtos químicos também podem gerar queimaduras, em especial se forem manuseados de forma incorreta. A melhor forma de minimizar os riscos, portanto, é a prevenção: utilizar EPIs para impedir queimaduras.
4. Uso incorreto de equipamentos e máquinas
As máquinas estão presentes nos mais diversos ramos, desde as indústrias até o comércio. Apesar de trazerem várias comodidades, muitas delas podem apresentar riscos caso não sejam manuseadas com cuidado e de acordo com as especificações.
Nenhum trabalhador sem treinamento deve operar máquinas, pois todas possuem algum grau de perigo na sua utilização, mesmo que já tenha experiência ou demonstre que sabe como elas funcionam.
5. Choques elétricos
Acidentes com choque elétrico podem se passar em várias áreas. Entretanto, as mais comuns e perigosas são as que utilizam mão de obra com contato direto com sistemas de eletricidade, como manutenção predial, construção civil e outras do gênero.
Para evitar imprevistos, é preciso utilizar EPIs durante toda a jornada de trabalho, principalmente luvas de proteção, botas, roupas próprias e óculos especiais. Isso serve para que o trabalhador não entre em contato direto com correntes elétricas capazes de causar acidentes.
Comments